A Corporação Musical Santana do Paraíba, a tradicional Banda de Santana, foi criada em 1949 pelo músico e funileiro João Pereira Leite conhecido popularmente por João Pistão (natural de São Luiz do Paraitinga ) atendendo a um pedido do Monsenhor Luis Gonçalves Alves Cavalheiro, cujo nome batiza a praça de Santana na região norte de São José dos Campos. Em 2014, foi declarada pelo Conselho Municipal de Prevenção do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac) como patrimônio cultural imaterial joseense (Lei Municipal 9117), pois marca as festividades da cidade há mais de 70 anos.
É liderada desde 1998 pelo Maestro Onofre (que substituiu o maestro George Floriano), e atualmente é presidida pelo músico integrante da corporação, Ricardo Paiva Amparo. Atualmente composta por 18 músicos, é uma banda completa com os naipes de madeiras, metais e percussão.
A Banda mantem há 74 anos as tradições da cidade, levando a música às festividades de São José dos Campos. Além de manter a história musical, a Banda também estimula novos aprendizes para renovar e incentivar o movimento de Bandas de Sopro na cidade pois fortalece as oportunidades de lazer e acesso a práticas artísticas em regiões socioeconomicamente menos favorecidas, como é o caso do bairro do Altos de Santana.